segunda-feira

CHOVE EM MAIS DA METADE DOS MUNICÍPIOS CEARENSES; CARIRIAÇU REGISTRA 134 MILÍMETROS


A expectativa da Funceme é de que abril tenha mais precipitação que o mês de março



93 dos 184 municípios cearenses registraram precipitação entre às 7 horas da manhã deste domingo, 1º, e o mesmo período desta segunda-feira, 2. Três cidades da Região do Cariri tiveram o maior acúmulo de água do período. A cidade de Caririaçu, a 503 km da Capital, registrou 134 milímetros. Várzea Alegre teve o segundo maior acúmulo de chuva com 114 milímetros e Lavras da Mangabeira registrou 90 mm.
No Litoral de Fortaleza, Aquiraz e Itaitinga registraram os maiores níveis de chuva com 19 e 13.9 mm, respectivamente. Ainda não foi possível contabilizar o índice de precipitação que caiu na Capital nesta manhã. 139 dos 149 observatórios informados no Estado registraram chuvas. As informações foram extraídas da Fundação Cearense de Meteorologia e recursos Hídricos (Funceme) até às 8h50min.

A previsão para esta segunda-feira no Ceará é de nebulosidade variável e chuva na faixa litorânea, na Serra da Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitação.

De acordo com os meteorologistas da Funceme, o cenário está favorável para chuvas na primeira semana de abril. As condições climáticas estão favoráveis por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), e devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um fenômeno definido como a circulação de ventos na alta atmosfera, que forma nuvens de chuva.

Redação O POVO Online


EmoticonEmoticon