sexta-feira

FAMÍLIAS SÃO DESABRIGADAS PELAS CHEIAS DO RIO NA CIDADE DE SANTANA DO ACARAÚ



Famílias que foram desabrigadas retiram seus pertences as pressas - Foto: Divulgação

 As fortes chuvas que atingiram a região noroeste do Ceará desde a última quarta-feira (11), está provocando o aumento rápido do volume de águas do rio Acaraú, a consequência foi sentida na noite desta quinta-feira (12) por duas famílias que residem no Alto da Liberdade na cidade de Santana do Acaraú.
Segundo a direção do colégio João Cordeiro as duas famílias foram abrigadas em sala de aula e receberam os primeiros atendimentos, “as doze pessoas já jantaram, tomaram banho e estão repousando”, disse o diretor da escola Régis Mingote.
Assista abaixo um vídeo de um trecho de enchente na zona rural do município.

A remoção das famílias foi realizada pela prefeitura do município em parceria com a defesa civil, segundo o secretário  Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Arlene Farias, houve uma reunião para discutir os problemas advindos das enchentes, e durante a madrugada será feito um monitoramento das famílias ribeirinhas e haverá plantão para atendimento a outras famílias que por ventura sejam afetadas, “amanhã (13) faremos uma reunião de secretariado para discutir as medidas que serão adotadas nesse período, a ideia é criar uma força tarefa para avaliar os impactos causados pelas cheias na cidade e na zona rural”, disse o gestor.

Família de desabrigados acomodada em uma sala de aula do colégio
João Cordeiro - Foto: Divulgação
Zona Rural - Diversas localidades foram afetas pelas cheias no município, algumas passagens molhadas foram completamente cobertas pelas águas das últimas chuvas, entre elas a passagem do riacho Largão na CE 232 no trecho que liga a cidade a comunidade de Paus Brancos, já a passagem molhada construída sobre o rio Acaraú na sede do distrito de Parapui, também foi completamente coberta. Já o riacho da Mesopotâmia também encheu e transbordou a passagem molhada. 
No distrito de Baixa-Fria foram oito horas de chuva, que teve inicio as 13h e finalizou as 21h, segundo moradores a água invadiu a estrada no trecho entre a Argentina de cima e a sede do distrito, "é a primeira vez que vejo essa cena em nossa comunidade", disse o estudante José Ademir. 
Assista no vídeo abaixo a enchente do riacho Largão na zona rural.




Enchente do riacho Mesopotâmia na zona rural do município - Foto: Divulgação

Enchente na estrada entre Argentina de Cima e a sede do Distrito de Baixa-Fria em
Santana do Acaraú - Foto: José Adhemir

Família de desabrigados durante o jantar no Colégio João Cordeiro
ao lado do Diretor Régis Mingote, secretário de Desenvolvimento Rural e
Meio Ambiente, Arlene Farias e do coordenador da defesa civil, Arakém
Vasconcelos - Foto: Divulgação




Vídeo aéreo da cheia do rio Acaraú na cidade de Sobral - Colaboração da Fox Videos 



Tribuna dos Vales


EmoticonEmoticon