Para não admitir a fake news, jornal fez "adendo", esclarecendo a verdade
Horas após o ministro da Saúde testar positivo para a Covid-19, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que o presidente Jair Bolsonaro “usou máscara emprestada de Queiroga durante voo para os EUA”. A notícia dava a entender que o presidente reutilizou a máscara do ministro, o que não aconteceu.
Percebendo a confusão causada nos leitores, o veículo de notícias fez um adendo: “Jair Bolsonaro pegou a máscara de uma caixa que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, levou na viagem”.
Na internet, usuários acusaram o jornal de fake news e chegaram a dizer que o jornalismo da Folha estava “no fundo do poço”.
– Vocês estão no fundo do poço! Que chamada mentirosa! Manipulam alguns, mas a grande maioria já está ciente dessa desinformação – disse uma internauta.
Outro perfil apontou a má-fé do site, que teria usado uma manchete ambígua e chamativa (conhecida como “clickbait”, ou “isca de cliques”, em tradução livre) para obter mais audiência.
– Clickbait patético da Folha: “Bolsonaro usou máscara emprestada de Queiroga durante voo para os EUA.” Aí você vai ler, depois do aviso do Paywall, tem isso: “Jair Bolsonaro pegou a máscara de uma caixa que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, levou na viagem” – apontou.
Pleno News
0 Comentários
Deixe sua Mensagem no Clévis Oliveira